top of page
Foto do escritorDansign Sustentavel

Criatividade e Coragem: Redefinindo a Autoestima Após o Cancro da Mama

Foi no dia 21 de Fevereiro de 2024 em que tive o prazer de receber 3 convidadas especiais para o 3º episódio do meu Podcast Provocar o design.



As minhas convidadas foram a Maria do Carmo Janes, Ana Luísa Janes fundadoras do projeto @asrosinhas_ e Mariza Seita tatuadora da @inkandwheels.


Quando falamos em design, muitas vezes esquecemos como a criatividade pode nos levar a ir além, especialmente no que diz respeito à autoestima de uma mulher após a luta contra o cancro da mama.


Como designer, procuro sempre encontrar notícias inovadoras sobre o mundo do design sustentável, focando em algo que vá além das "tendências" e que explore materiais que, muitas vezes, nunca nos passariam pela cabeça utilizar.


Foi nesse contexto que comecei a pesquisar o que estava sendo feito em Portugal em termos de design sustentável voltado para as próteses mamárias e descobri que duas irmãs fundadoras do projeto as rosinhas utilizavam meias de mousse e sementes de milho alvo para "simular" a textura de uma mama.


Fotografia de uma meia com sementes em forma de mama
prótese mamária - imagem lado superior direito

Fiquei fascinada como um material simples (as meias) e tão banal usado no dia a dia das mulheres poderia ser usado para criar próteses mamarias.


Com a parceria da empresa Simel e do apoio das voluntárias as rosinhas conseguem contribuir para o aumento da autoestima e qualidade de vida de todas as mulheres e isso é uma forma para nós designers vermos os materiais mais básicos com outro olhar, porque podem vir a transformar-se em algo que pode vir a salvar ou melhorar a vida de uma pessoa.


E para além do projeto das rosinhas a tatuadora Mariza Seita da @inkandwheels revela-nos como a criatividade vai muito além de uma agulha e tinta. 🎧Ouve a entrevista completa do Podcast




26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Cartões de visita sustentáveis

Os cartões de visita são uma parte essencial dos planos de vendas, marketing e branding de qualquer organização ou empresa, mas têm um...

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page